quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A importância do Computador na Escola

O computador na escola, hoje em dia, vem se tornando algo polêmico. Ao mesmo tempo que ele é um grande auxílio para tornar as aulas mais produtivas e interessantes, os professores não estão preparados para "encará-lo". É preciso que exista uma mudança de postura tanto do professor, como do aluno. O professor deve ser um mediador, um articulador entre o computador e o aluno e este, deve ir além de simples pesquisas copiadas e a busca de sites "legais". Deve ser despertada a curiosidade para ir além.


Uma das grandes resistências dos professores é a alegação de que os alunos, em sua maioria, não possuem computador e a escola não tem oferecido as condições necessárias para a implantação e manutenção do mesmo. No meio de toda esta discussão existem, segundo José Armando Valente, duas visões que norteiam este processo: uma visão cética- que não acredita que informática escolar seja o caminho, pois pelas dificuldades apresentadas acreditam não dará certo. A outra, uma visão otimista- a informática escolar torna o processo de aprendizagem e a escola um lugar motivador e interessante, uma vez que o método utilizado em grande parte das nossas escolas, ainda do séc XVIII, não é mais compatível com o avanço tecnológico pelo qual passamos.



7 comentários:

Fabiana G.B.Moura disse...

Todo progresso acontece aos poucos e sempre enfrenta resistência de pessoas que não acreditam e não gostam de mudanças.
Devemos seguir em frente, mudar não é uma coisa fácil.

Anônimo disse...

Zé querida...que amor o teu blog.
Parabéns!! Estpou adorando ler o que postas!!!!
Uma beijoca!!

Anônimo disse...

Zé querida...que amor o teu blog.
Parabéns!! Estpou adorando ler o que postas!!!!
Uma beijoca!!

Anônimo disse...

Zé...adoro tuas contribuições!Continues assim!!!
Beijoca!!

marialuizaflorentino disse...

Lisete,adorei teus slides sobre MACHU PICCHU. E as fotos com a família mostram muito de ti. Achei supimpa os teus comentários sobre
"o vídeo na sala de aula", "A utilização do BrOfficeWriter", "A
importância do Computador na Escola" e "O desafio de utilizar o
blog" (tema de casa 1). Valeu a tua dedicação.
Aproveito o espaço para comunicar-te sobre o meu novo endereço de blogger (porque no antigo, o meu era o mesmo da Rosângela).
Eis o novo: marialuizaflorentino.blogger.com
Abraços...

Anônimo disse...

Parabens, as suas postagens estão boas, pois trata do computador como uma ferramenta educacional que visa completar o processo de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

aaamei seu blog nossa muito bom
obg. foi muito útil