segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EDUCAR O EDUCADOR

EDUCAR O EDUCADOR


Atualmente a educação está deixando muito a desejar. E é com muito pesar que afirmo isto, pois além de ser apaixonada por dar aulas, procuro ser uma pessoa otimista, que vê o lado bom das coisas.

Muitos “educadores” estão nas escolas por falta de opção ou por um sucateado plano de saúde. A maioria perdeu o encanto de ensinar, não acredita mais nos jovens e chegam todos dias cansados e desanimados Penso que a transformação da educação deveria começar pelos professores. Muitos continuam com métodos muito ultrapassados, com medo de dar liberdade ao aluno e este tomar conta da “sua” aula. A aula não deveria de ser de um ou de outro, mas sim de todos os que fazem parte dela.

A comunicação está ultrapassada, os alunos, em vários aspectos têm mais conhecimento que o professor, porém este não se permite admitir tal fato, pois o que seus colegas iriam pensar?

Em certa ocasião, eu comentava com algumas colegas que em dias de chuva, às vezes, era complicado nas aulas de Educação Física, por que alguns alunos queriam ir para o ginásio de esportes e outros queriam jogos de tabuleiro...Uma colega muito indignada me perguntou: -“ Para isto fizeste uma faculdade? Para os alunos mandarem em ti”? Calmamente respondi: Não é preciso fazer uma faculdade para ter bom senso e respeitar as opiniões e desejos dos meus alunos. (Para ficar mais claro, o ginásio que utilizávamos ficava a uma quadra da escola e conforme a chuva a molhaçada era grande. Vocês não sabiam deste fato, mas ela sim).

Assim como este, existem outros tantos fatos que nos mostram o autoritarismo e a intransigência de alguns professores. Acredito que estas coisas também levam os jovens ao desencantamento com a educação e o afastam dos professores. Por isto penso que a transformação da educação deve ser generalizada: os professores deveriam gostar mais do seu trabalho, os pais deveriam acompanhar mais de perto os estudos de seus filhos valorizando o professor e a escola e o aluno deveria se fazer mais presente e buscar uma harmonia entre escola-professor-alunos.

2 comentários:

Professora Regina disse...

Concordo contigo,pois muitos professores não gostam do que fazem e enxergam seus alunos como seus inimigos... Talvez ,quando estes se derem conta que temos muito a aprender e trocar com nossos alunos conseguirão ser mais felizes. Abraços Regina

Anônimo disse...

Concordo contigo,pois muitos professores não gostam do que fazem e enxergam seus alunos como seus inimigos... Talvez ,quando estes se derem conta que temos muito a aprender e trocar com nossos alunos conseguirão ser mais felizes. Abraços Regina